AGENTES DE SAÚDE DE ANDRADAS RECEBEM TABLETS

Essa ferramenta tecnológica irá facilitar e acelerar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

A Prefeitura de Municipal de Andradas, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, está entregando a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tablets para utilização no seu dia a dia de trabalho.

Os equipamentos contém o sistema de Atenção Básica, que será alimentado pelos agentes durante as visitas e darão agilidade ao serviço.

Essa modernização visa extinguir as fichas de papel, permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e eficiente através da utilização do aplicativo e-SUS, fornecendo ao sistema de saúde, um diagnóstico mais completo da realidade dos usuários.

A Secretária de Saúde e Ação Social, Márcia Fernandes de Andrade Gonçalves parabenizou a equipe e ressaltou que o trabalho do Município está em conformidade com as orientações do Governo Federal. “Todo o sistema está em conformidade com o Ministério da Saúde, que orienta a informatização da Saúde e o investimento no trabalho de prevenção, que é exatamente o trabalho dos agentes de saúde. Hoje em Andradas o atendimento da Atenção Básica (urbana) já dispõe do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), estando disponível em todas as três Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e também na unidade de Saúde do Materno Infantil e Policlínica, lembrando que na Policlínica apenas os atendimentos da Atenção Básica está no PEC, e todas essas cinco unidades são interligadas”, finaliza a Secretária.

Segundo a Supervisora de Saúde Coletiva e ESF, Meire Rose Abib Teixeira, a Atenção Básica, vem a cada dia inovando e melhorando o atendimento à saúde, com esta ferramenta o registro do agente irá direto para o prontuário do paciente em tempo real. “Todos os agentes estão recebendo esta ferramenta, que até no início de Agosto estará em uso”, finalizou a Supervisora.

De acordo com a Agente Comunitária de Saúde Joyce Ynajara Teixeira Campos, que atua na unidade do Bairro Mantiqueira, ela realiza em média 12 visitas por dia, e era necessário que uma vez por semana ela permanecesse na unidade para realizar os lançamentos nos prontuários. Agora, com o tablet, isso vai gerar um rendimento de aproximadamente 40 visitas a mais ao mês.

Fonte: Prefeitura Municipal de Andradas