Exposição de Artesanato acontece no mês de Março pelo projeto Mostra Andradas arte com COARTE

O artesanato é uma pratica que beneficia e valoriza a cultura das cidades. Em Andradas está sendo bem representada pela COARTE através do projeto: Mostra Andradas arte com COARTE.

As belezas das peças de decoração sustentáveis retratam a identidade da terra do Vinho e do Café, também das montanhas, do turismo de aventura, dos móveis, das rosquinhas, das roupas, das flores.

No mês de março, quem estiver ou passar por Andradas e Poços de Caldas poderá conhecer as obras de arte através de uma exposição em vários pontos da cidade. O projeto conta com parcerias da iniciativa privada, como as provedoras de internet Andradas-net e Poços-net, que sabem da importância de se valorizar o trabalho local e são empresas parceiras desta mostra.

Os locais de exposição das peças foram cuidadosamente selecionados. São espaços que abrigam a identidade de Andradas e atendem seus clientes com aquele “jeitim” mineiro que tanto cativa! São eles: Hotel Dela Inn / Padaria Pão Nosso / Reduto Cafeteria Café e Confeitaria Braga / Vinícola Stella Valentino  e em Poços de Caldas no Showroom Móveis Trevisan .

A iniciativa está sendo possível por meio do edital público lançado pela Prefeitura de Andradas, em dezembro de 2020. Os recursos são provenientes da Lei Aldir Blanc

O projeto foi idealizado por Davi Barbosa em parceria com a Emater-MG de Andradas e a direção artística do projeto está por conta do decorador e técnico em papel machê. O casal de artesãos João Ferreira e Rosalina Araújo são os responsáveis pela produção das peças em taboa. Pamela Diogo é técnica em biscuit. Ziza Moret realizou os trabalhos de costura, utilizando tecidos doados pela Trevisan Móveis, numa parceria do grupo para o destino adequado de material de descarte de movelaria. Ziza Moret também é a artesã que desenvolve as peças em jornal e crochê.

As peças apresentadas pelos artesãos são, principalmente, objetos de decoração e soivenirs, confeccionados com fibra de taboa, cascas, folhas, flores, sementes, cipós e materiais de descarte da indústria local. A taboa é o carro chefe dos trabalhos e consiste numa fibra aquática abundante no município, que possui coleta autorizada por Decreto Ambiental. A arte de tramar com a taboa, recentemente, foi registrada como patrimônio imaterial da cidade. Todo este material está sendo confeccionado em harmonia entre si, utilizando as técnicas de papel machê, reuso de papel, biscuit, costura e crochê num trabalho coletivo inédito que irá retratar Andradas como nunca se viu antes!

A programação pode ser acessada no Instagram da cooperativa Tramas da Terra: @tramasdaterramg. Todas as medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Saiba mais sobre o projeto acessando esse vídeo e conheça as belas peças produzidas pelos artesãos:

Valorize o artesanato local e os artesãos da sua cidade!