FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DA PREFEITURA DE ANDRADAS

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, através da Seção de Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura Municipal de Andradas está iniciando a formação de cadastro para castração de cães e gatos, prioritariamente fêmeas, com idade entre 03 a 10 anos e que estejam em bom estado de saúde.

A castração será ofertada de maneira gratuita através do Núcleo de Controle de Zoonoses “Anália Barbosa de Lima”, que tem como médico veterinário responsável, Leandro Afonso Fernandes. O Núcleo foi inaugurado no último dia 22 de fevereiro, no bairro rural Lagoa Dourada. A formação deste cadastro contará com uma triagem realizada através do cumprimento de um requisito: o responsável pelo animal deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para saber se já está cadastrado, o responsável poderá entrar em contato com a Seção de Programas Sociais, responsável pela gestão do CadÚnico no município, através do telefone (35) 3731-5258, do e-mail social.bolsafamilia@andradas.mg.gov.br ou diretamente no setor que está localizado na Rua Aurélio Beraldo Ribeiro, n.º 187, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Aqueles que estiverem cadastrados e com cadastro atualizado junto ao setor, poderão retirar um comprovante de cadastramento e se dirigir ao CIMAS.

Caso o cidadão esteja com seu cadastro desatualizado ou não o possua, deverá entrar em contato com o setor para agendar o dia e horário para o cadastramento. Importante lembrar que devido às medidas de segurança contra o Covid-19, o cadastramento só será realizado mediante agendamento.

PARA SE CADASTRAR – O responsável pelo animal, com dia e horário já agendados, deverá levar os seguintes documentos originais de toda a composição familiar: CPF, Carteira de Identidade (RG), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Comprovante de Endereço. 

Efetuado o cadastramento e com o comprovante em mãos, os interessados deverão se dirigir ao CIMAS, localizado na Avenida Doutor Bias Fortes, n.º 418, Centro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A Seção de Vigilância em Saúde Ambiental será responsável pela criação da lista e fará os contatos quando a agenda de procedimentos de castração estiver disponível. Dúvidas referentes à castração poderão ser solucionadas pelo telefone (35) 3731- 4362.

Fonte: Prefeitura Municipal de Andradas