Mais um atleta representa a região em Tóquio

Depois de Bruna de Paula e Renato Rezende brilharem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a região tem mais um representante buscando medalha para o Brasil. De Vargem Grande do Sul (SP), Paulo Guerra é esperança na modalidade Salto em Altura das Paralimpíadas 2020.

Ele já está com a delegação brasileira no Japão onde treina para sua estreia na maior competição do planeta. A final da categoria que Guerra disputa, a T47, é na manhã de domingo (29), às 7h28, horário de Brasília.

Superação

Paulo guerra no embarque para Tóquio (Foto: Arquivo Pessoal)

Paulo Guerra não tem o antebraço direito, mesmo assim, a deficiência não o deixou parar de sonhar. Por muitos anos segue sendo destaque em campeonatos regionais e nacionais e, agora, terá a chance de disputar as Paralimpíadas.

“Estou muito feliz e grato por essa conquista. Chorei bastante por ter conquistado esse título imenso na minha carreira. Comecei bem novinho com o basquete, depois passei para o atletismo e hoje estou indo para o Japão representar o Brasil”, destaca o atleta em entrevista exclusiva à Onda Poços.

Sua especialidade é o salto em altura, no qual é recordista nacional, saltando 1,94m, ou seja, ninguém no Brasil saltou mais alto que Paulo Guerra. O resultado o colocou na posição de 6º salto mais alto do mundo em sua categoria.

É a maior delegação brasileira em uma edição de Jogos no exterior (Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro)

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, serão 259 atletas representando nosso país (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 163 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção.

Com 65 representantes e 19 atletas-guia, o atletismo é a modalidade com mais participantes. A natação, segunda com o maior número de representantes, estreia já nesta terça-feira (24) com Daniel Dias na piscina, além de Carol Santiago e Phelipe Rodrigues.

A expectativa para um número alto de medalhas é grande. Nas últimas três edições dos Jogos Paralímpicos o país ficou entre os dez primeiros colocados do quadro de medalhas.

Abertura e Transmissão

A cerimônia acontece nesta terça, às 8h (horário de Brasília). Os Jogos acontecem até 5 de setembro. A TV Brasil, os canais SporTV e Globoplay transmitem a competição. A TV Globo transmite algumas modalidades.

Fonte: Onda Poços