Prefeitura decreta uso obrigatório de máscaras em Espírito Santo do Pinhal

Para conter a propagação do novo coronavírus, a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal decretou o uso obrigatório, por tempo indeterminado, de máscaras de proteção em estabelecimentos comerciais classificados como essenciais, nos termos do Decreto Estadual. A medida é válida a partir desta quinta-feira, 23. 

De acordo com a norma, criada pelo Comitê de Gestão de Crise para o enfretamento ao COVID-19, os estabelecimentos não poderão permitir a presença de pessoas sem proteção facial no local, além de disponibilizarem álcool em gel 70% e máscaras aos funcionários. Também terão que observar a distância mínima de, no mínimo, dois metros entre os clientes em atendimento e entre aqueles que estejam aguardando na parte externa por meio de sinalização horizontal disciplinadora e demais ferramentas que se mostrem necessárias.

Outra ação determinada pelo Decreto visa a proteção dos idosos, considerado principal grupo de risco em se tratado de contaminação do coronavírus. Nesse caso, os estabelecimentos deverão fixar horários específicos para atendimento exclusivo para o público idoso, preferencialmente no período da manhã, evitando que haja a aglomeração de pessoas no local.

Segundo o prefeito Sergio Del Bianchi Junior, a obrigatoriedade do uso de máscaras não exclui outras medidas de proteção individual, como a higienização das mãos, por exemplo. “Estudos mostram que a máscara funciona como uma barreira física e reduz o risco da contaminação, por isso, o uso deste equipamento passa a ser obrigatório como medida de evitar a propagação do coronavírus em nossa cidade. Todos nós devemos estar atentos e trabalharmos juntos para vencermos essa batalha”, destacou o prefeito. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal