Serviço de Atenção Domiciliar promove tarde especial para cuidadores

Cuidar, sem dúvidas, está entre as missões mais nobres e mais valiosas que existem. Exige desprendimento, compromisso, entrega, carinho e dedicação. Cuidar de quem cuida também se torna essencial, para que esta pessoa possa continuar cuidando.

Atenta a esta necessidade, a equipe do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar, promove frequentemente, reuniões de encontro com os cuidadores. A primeira deste ano foi realizada na tarde desta quinta, 30. Em uma sala na Casa dos Conselhos, no segundo piso do Mercado Municipal, os cuidadores foram recebidos pelos profissionais do SAD. Em uma roda de conversa, trocaram experiências sobre o dia a dia. A cada relato, ficava mais e mais evidente a importância, tanto dos profissionais de saúde, quanto dos cuidadores, para a assistência dada aos pacientes mantidos em casa. “É um dia de cada vez, com muita paciência, com muito trabalho, mas eu só tenho a agradecer a Deus e a vocês por tudo”, disse a dona de casa Nice Agripino, principal cuidadora do marido, após ele sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. “Vocês, cuidadores, são essenciais para este trabalho. De fato, vocês fazem a diferença na nossa vida, na vida de quem conhece vocês, na vida das pessoas que vocês cuidam. Não é todo mundo que abre mão muitas vezes da própria vida para cuidar do outro, isso é muito especial”, declarou a responsável técnica do SAD, Alexssandra dos Santos Souza. Após a conversa, teve sorteio de brindes e café da tarde especial.

O Serviço de Atenção Domiciliar

Proporcionar a desospitalização de pacientes graves e complexos, levando mais conforto a eles e às famílias é o objetivo do SAD, Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria Municipal de Saúde. Com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, equipe de apoio com auxiliar administrativo e motoristas, o serviço inclui acompanhamento desde o período hospitalar, com a preparação do cuidador, até a assistência prestada em domicílio. O atendimento do SAD é via Unidade Básica de Saúde para pacientes já desospitalizados ou pela UPA, Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, no caso de pacientes ainda internados ou em observação. Pelo Programa, também são fornecidos equipamentos e medicamentos. O trabalho varia de acordo com cada caso, mas normalmente, entre os procedimentos, estão: ausculta pulmonar, aplicação de medicamentos, monitoramento de equipamentos como inalador, dispositivos ventilatórios (BIPAP, CIPAP), sondagens, além da realização de exames clínicos e de curativos. O SAD atende de segunda a segunda, das 7h às 19h

FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Poços de Caldas